Acessórios de videogame auxilia em pesquisas arqueológicas.

Mais uma funcionalidade foi encontrada para o acessório do Xbox 360

Divulgação

O acessório do console Xbox 360, Kinect, prometeu uma revolução no mundo dos videogames quando foi anunciado. Mas o periférico vem roubando a cena mesmo em outros setores, como em exercícios de fisioterapia e academias, mostrando uma incrível flexibilidade em seus modos de usar.

Por ter uma tecnologia criativa e realmente funcional (e, por que não, revolucionária), muitos programadores vasculharam os segredos do aparelho. Sendo assim, descobriram uma nova possibilidade de uso para o sensor: em pesquisas arqueológicas.

O Kinect será utilizado na Jordânia em uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, que fica em San Diego (EUA). Em conjunto com um sistema de mapeamento chamado Calit2, o Kinect fará um mapeamento tridimensional do solo, o que vai ajudar na precisão de detalhes do local. As imagens tridimensionais geradas podem depois ser inseridas em um mundo 3D, como o do jogo “Second Life”.

O sensor de movimentos da Microsoft substitui um aparelho famoso (e caro) usado nessas pesquisas chamado LIDAR, que ainda requere alterações no local a ser mapeado para conseguir registrar as informações.

Utilizar o Kinect nas pesquisas arqueológicas é mais eficiente e mais barato. Melhor que isso só juntá-lo ao Xbox 360 e jogar uma partidinha no final do expediente.

Anúncios