“Animax” chega a 9 Milhões de Assinantes no Japão!

Enquanto aqui no ocidente o Animax não deu certo, no Japão sua história ele é um sucesso e com bons motivos para celebrar. No dia 15 de agosto ele rompeu a marca de 9 milhões de assinantes, tornando-se o primeiro canal de TV por assinatura do país a alcançar este número.

Lançado em 1998 numa joint-venture formado pela Sony, Toei Animation, Sunrise e TMS, o canal logo de cara virou uma febre entre os japoneses – por ser o primeiro a transmitir 24h de anime em sua programação. Em 2009 foi lançado o Animax HD, que transmite sua programação em alta definição.

O conteúdo é outro atrativo a parte, a maioria dos títulos exibidos são produzidos pelas produtoras que controlam o canal. A grade é estável e bem estruturada, composta por séries infantis, clássicas, modernas, longas animados e shows musicais (Animax Musix). Entre os muitos animes exibidos podemos destacar:Naruto Shippuuden, Dragon Ball, Gundam, Lupin III, Fullmetal Alchemist, Hunter x Hunter, Blood-C, etc.

No resto do mundo a Sony é responsável por todo conteúdo e distribuição do Animax, e por não contar com os parceiros da matriz japonesa, precisa negociar contratos de exibição separadamente para cada filial espalhada pelo mundo. Infelizmente na América Latina, Europa e África, o canal acabou não dando certo por conta da má administração e outros fatores já conhecidos por todos. Para os executivos da Sony, tais problemas nunca existiram, e afirma que a falta de interesse do público foi a verdadeira responsável pela extinção do Animax.

Enquanto isso ficamos na espera pela prometida versão online que. segundo a Sony, transmitirá apenas séries de anime, e pelo andar da carruagem deve sair do papel somente em 2012. É pagar pra ver.

Anúncios