Especial “Jornada ao Centro da Terra” no History!

Desde os primórdios, a humanidade tenta descobrir cada canto deste Planeta – de selvas e desertos até as profundezas do oceano. O homem já foi ao espaço, mas avançou somente 11 quilômetros abaixo da superfície terrestre. Apenas cerca de 1/500 do caminho até o núcleo. No dia 8/9, quinta-feira, às 22h, o HISTORY apresenta o especial inédito Jornada ao Centro da Terra, uma viagem ao coração do Planeta em busca da última fronteira.
Um lugar onde somente a imaginação de autores, como Júlio Verne, descreveu cenários repletos de árvores que abrem caminho pelas rochas à procura de água, onde formas estranhas de vida habitam lugares mortos, arranha-céus são construídos no subsolo e minas são do tamanho de cidades. Visões que inspiraram outros livros e filmes.
Mas agora, com o especial do canal, o foco dos estudos é ter os dois pés no chão, com opiniões e teses de cientistas, engenheiros e aventureiros. Neste ano, estudiosos chegaram a afirmar que uma viagem ao centro da Terra ou, ao menos, ao seu início seria possível. Segundo eles, as tecnologias de hoje já seriam suficientes para perfurar a crosta terrestre até a sua camada inferior, o manto – que representa 68% da massa da Terra. O objetivo seria compreender melhor a estrutura do Planeta, a ocorrência de terremotos e desenvolver a exploração mineral.
Quando o homem estará pronto para descer até lá novamente? A primeira vez ocorreu em 1961, no Projeto Mohole. A expedição não conseguiu atravessar toda a camada rochosa da crosta – apenas perfurou dois quilômetros do subsolo em alto-mar. Mas a tentativa ajudou o homem a explorar com mais eficiência os campos de petróleo, desenvolvendo a tecnologia que hoje sustenta as petrolíferas.
Com Informações do Line-up Br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s