Novos canais HD em breve!

Duas letras vêm mudando a forma de se assistir à televisão nos últimos tempos: HD. Muito se fala sobre atrações com imagens em alta definição. Enquanto os canais investem cada vez mais nesta tendência e as operadoras de TV por assinatura alardeiam aos quatro ventos os benefícios da tecnologia – áudio 5.1 e vídeo na proporção 16:9, a chamada tela de cinema -, a prova dos nove é bem clara para os leigos: cores e contornos mais vivos, sons que ganham outros tons. É difícil resistir ao HD, ainda mais quando a oferta só faz crescer. Nesta quarta-feira, estreia na grade da Net e da GVT o OFF, especializado em natureza, aventura e adrenalina. Criado depois de uma série de pesquisas, o canal já nasce em alta definição de olho na qualidade das imagens. E é só o começo. Para fisgar o telespectador, mais novidades e estratégias estão a caminho.

Num patamar mais específico, o Globosat HD funciona sob o conceito de superstation, agregando o melhor dos canais da programadora e produtos próprios, que só vão ao ar ali, especialmente seriados, como “Camelot” e “Murdoch mysteries”. Como o GNT vai ganhar seu espelho em HD em março de 2012, e Multishow e SporTV seguem pelo mesmo caminho, o Globosat HD deve exibir mais atrações exclusivas.

Vice-presidente sênior e gerente geral da Sony Pictures Television no Brasil, Alberto Niccoli Junior acredita que o telespectador brasileiro vem se adaptando a esta nova realidade.

– Os canais SD e HD vão coexistir por algum tempo, mas a tendência é que todos sigam para esta tecnologia. Foi assim com a fita cassete, com o VHS, com o DVD. Não fazia sentido ter produções em alta definição e não exibi-las assim – avalia o executivo.

Para Alberto, este movimento parte dos assinantes, que integram um mercado que ele classifica como “exigente e avançado”:

– Lançamos o Sony HD em dezembro de 2010 e o AXN HD em julho deste ano. Planejamos lançar o Sony Spin HD. Hoje, exibimos a mesma programação, com algumas mudanças na madrugada e sem comerciais no HD, apenas promos e chamadas das atrações. Foi uma opção para entendermos como eles funcionariam e, ainda, a demanda de anunciantes. O mercado precisa se adaptar.

Além do Sony Spin e do GNT HD, mais canais entram na grade em breve. Uma versão HD do FX, segundo a Fox, já é esperada. Em março, é a vez do Cartoon Network, que vai estrear novas séries, como os renovados “Thundercats”, em alta definição. A Globosat também vai pôr no ar um novo espaço para a programação infantil, o Gloob. Anthony Doyle, vice-presidente regional da Turner International do Brasil (que agrega o Cartoon, além de Warner Channel, Space, TNT, CNN, Boomerang, TCM, TBS, truTV, Woohoo e Glitz), conta que ainda se esbarra em dificuldades técnicas para ampliar a oferta em HD.

Na TV aberta, Globo, RedeTV!, SBT, Band e Record já possuem seus canais em alta definição. A TV por assinatura vê o nicho se expandir. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 12 milhões de domicílios utilizam a TV paga. Agora, as operadoras apostam que, na cola da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil, a procura pelo HD deve aumentar – e os preços dos pacotes podem cair.

Com informações :  O Globo , revista da TV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s