TV POR ASSINATURA está disponível para mais de 40 MILHÕES de Brasileiros!

Com 275.597 novos assinantes, o Brasil fechou novembro de 2011 com 12,4 milhões de domicílios com serviços de TV por Assinatura. De cada cem domicílios, 20,7 possuem esses serviços. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), mais de 41 milhões de brasileiros têm acesso a TV por Assinatura.

O crescimento observado em novembro representa uma evolução de 2,27% em comparação com a base de assinantes em outubro de 2011 e de 30,54% em relação ao mês de novembro de 2010. Em 2011, o setor acumula um crescimento de 27,37%, com a adição de 2,6 milhões de novos assinantes.

Os Serviços de TV por Assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Em novembro de 2011, DTH, com a adição de 229.374 assinantes, cresceu 3,5%, ante uma evolução de 3,7% no mês anterior. O número de assinantes que recebem os serviços via TV a Cabo, com a inserção de 51.964 acessos, cresceu 1,0% em novembro, desempenho superior ao crescimento de 0,9% registrado em outubro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 5.741 assinantes no mesmo período, o que representa 2,3% de sua base de assinantes, valor maior do que a queda de 2,2% do mês anterior.

De forma semelhante ao ocorrido nos demais meses de 2011, o crescimento registrado no mês de novembro aponta que os serviços DTH seguem em expansão, com a ampliação da participação dessa tecnologia no mercado de TV por Assinatura. Em dezembro de 2010, os serviços DTH representavam 45,8% do mercado nacional e os serviços prestados via TV a Cabo perfaziam 51,0% do setor, conforme divulgado naquele mês. Ao fim novembro de 2011, a participação do DTH atingiu 54,1% da base e os serviços a cabo passaram a responder por 43,9% dos assinantes, tendo assim o serviço DTH obtido 1,2 milhão de assinantes a mais do que o serviço prestado por cabo.

Evolução nas Grandes Regiões e UFsSeguindo a tendência observada desde 2010, as Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional. As regiões Sul e Sudeste apresentaram crescimento inferior à média nacional.

Com relação aos serviços ofertados por UF em novembro de 2011, destaca-se a forte presença do Serviço DTH na Região Norte, especialmente nos Estados do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins, onde a única tecnologia do Serviço de TV por Assinatura atualmente comercializada é o DTH.

Destaca-se que na distribuição dos assinantes por Região, em novembro de 2011, 65% do total de usuários são da Região Sudeste, sendo que somente o Estado de São Paulo detém 41% de todos os acessos dos Serviços de TV por Assinatura no país.
Penetração dos Serviços de TV por AssinaturaEm novembro de 2011, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 20,7 de cada 100 domicílios no país, de acordo com estimativas da Anatel. Apesar do crescimento observado nas Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, a Região Sudeste manteve-se na dianteira quanto à penetração dos Serviços, registrando o percentual de 30,3% de domicílios com TV por Assinatura.

Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.

O Estado do Piauí, embora tenha registrado a maior variação entre o número de domicílios atendidos nos últimos 12 meses, com crescimento de 78,39% da base, ainda é a Unidade da Federação com menor penetração do Serviço em novembro de 2011, com 5,1 de cada 100 domicílios com os Serviços de TV por Assinatura.

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Anatel, na visão “Informações Técnicas”, item “TV por Assinatura”, “Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil”. O “Panorama dos Serviços de TV por Assinatura” – com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos – também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.

Com Informações do VCFAz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s