Governo cria grupo para acelerar ‘apagão’ da TV analógica

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, publicou no Diário Oficial na última sexta feira (26)  uma portaria criando um grupo de trabalho para cuidar do desligamento da TV analógica.

O grupo terá como missão principal a elaboração e acompanhamento do Plano de Desligamento da TV Analógica, estabelecendo um cronograma de desligamento, a divulgação desse calendário e a realização de testes.

Esse plano de desligamento será enviado para consulta pública no prazo de 60 dias. Ocorre que ele já existe. Foi divulgado pelo ministério em agosto.

O decreto que instituiu a TV digital no país, em 2006, estipulou que o desligamento analógico, também chamado de apagão analógico, ocorreria em 2016. Ou seja, daqui a quatro anos, todos os canais analógicos (como o 5 da Globo em São Paulo) deverão ser desligados.

As emissoras passarão a operar apenas com os canais digitais. Quem não tiver televisor digital não verá TV.

Mas o governo quer antecipar o apagão analógico. Na Grande São Paulo, prevê o desligamento dos canais analógicos em março de 2015.

Ainda em 2015, pretende fazer o mesmo em Brasília e em todas as capitais do Sudeste, Sul e Nordeste.

A ideia do governo tem a oposição das redes de televisão. Segundo elas, o Brasil não estará pronto para o desligamento analógico nem em 2016. Hoje, dizem, existem apenas 16 milhões de televisores digitais no país. É pouco para um universo de mais de 60 milhões de domicílios.

Por trás da pressa do governo está a pressão das telefônicas. As empresas de telefonia querem pegar as frequências dos canais 52 a 69, hoje usadas pela TV aberta, para operar internet móvel de alta velocidade.

com informações: R7.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s