História da TV: O Grupo MIX chega a Televisão Brasileira!

0618b-television_icon-265115133_stdDevido a grande mudança prestes a ocorrer no próximo mês entre os canais do Grupo MIX o TAD (TV A CABO E DIGITAL) resolveu criar mais um “Episódio Especial” sobre a História da TV PAGA/ABERTA na TV Brasileira, Confira mais essa matéria Exclusiva do TAD!

o Surgimento da MIX TV!

Logotipo da Mix TV usado desde 2013.

A MixTV nasceu como um canal de vendas em 2005, quando Luiz Galebe levou seu “Shop Tour” para um canal próprio, depois de 11 anos comprando espaços na então CBI. Começou a exibir uma faixa jovem no mesmo ano, pouco tempo depois de ser acusada de plágio pelo criador do “Shop Tour” – Galebe moveu ação na Justiça tentando impedir a veiculação do formato de vendas no canal 16, e chegou a conseguir uma liminar obrigando a emissora a suspender seu conteúdo e exibir, por alguns dias, uma mensagem informando os canais em que o “Shop Tour” era exibido.

A faixa jovem, composta basicamente por videoclipes, começou como um “teste da programação”, de acordo com Fernando Di Gênio Barbosa em reportagem do Estadão de 27/05/2005. Na época, a intenção já era tornar uma das emissoras controladas pelo grupo – além do canal 16, a família é dona do canal 14 – exclusiva para a programação jovem. O problema é que esse começo sempre deixou a identidade da “MixTV jovem” meio indefinida.

No começo as duas faixas de programação dividiam a mesma marca, ainda que as chamadas e vinhetas fossem bastante diferentes. Depois, quando a programação ligada à Rádio Mix já era transmitida em alguns horários nos canais 14 e 16, o canal de vendas tentou se diferenciar alterando seu logotipo, que começou a aparecer na tela com um efeito de profundidade.

Algum tempo depois, foi desenvolvida uma nova marca para a programação jovem/musical, que continuava a dividir o nome com o canal de varejo.

Clique para ampliar em uma nova aba ou janelaPrimeira marca compartilhada entre as duas faixas de programação e marca criada para diferenciar a “MixTV jovem”
Continuava confuso. Apesar da nova marca, a programação jovem/musical era exibida nos dois canais, assim como alguns programetes do canal de varejo. Para piorar, o segundo canal tinha – e tem – outro nome: RBI, que nunca é usado.

MidiaClipping

Marca da RBI – Rede Brasileira de Integração, só vista no site
A primeira tentativa de diferenciar os dois formatos também através dos nomes dos canais aconteceu no ano passado, quando a “MixTV varejo” passou ser, gradualmente, chamada de MixSP. Houve um maior distanciamento na identidade dos dois formatos, mas nada comparável à criação de uma nova marca.

MidiaClipping

Evolução da marca da “MixTV varejo”, atual MegaTV
Apesar da MegaTV não trazer nenhuma novidade quando comparada à MixSP, ou mesmo do nome não dizer nada sobre o conteúdo do canal, a criação de uma nova marca acaba de vez com a “esquizofrenia” que existia na MixTV desde seus primeiros meses.

MidiaClipping

Os dois formatos, que já dividiram a mesma marca, hoje só tem em comum a tipologia do “TV”.
A criação da MegaTV completa o investimento do grupo nos canais de varejo. O grupo lançou, há dois meses, o canal Multishop, direcionado ao “varejo premium” (classes A e B), sintonizado no canal 12 da TVA CABO (Atual VIVO TV CABO).

MidiaClipping

Mix FM e MixTV (entretenimento), MegaTV e Multishop (varejo): as marcas organizam segmentos do Grupo Mix.Quem fica como “um peixe fora d’água” é a tal da RBI – Rede Brasileira de Integração, que mescla MixTV, MegaTV e TV Unip com um programa de entrevistas próprio e uma boa dose de televendas, igrejas e produções independentes. É bem provável que o canal, enfim, seja substituído pela MixTV, conforme planejava Fernando Di Gênio em 2005. E é bem provável que não faça a menor falta!

O INVESTIMENTO NA TV PAGA E O SURGIMENTO DO “SUPER MIX”

Logo supermix.png

A Proposta do Grupo MIX era Alcançar e ganhar o público na TV PAGA inicialmente exibindo programação de seus maiores canais abertos o MEGA TV e o MIX TV, porém o canal começou apenas com uma operadora a “SKY” e terminou fechando com a OiTV, Algar(CTBC), VIAMAX, Cabo Telecom,Grupo TV CABO, Life TV, ORM Cabo, são as únicas operadoras que exibem o sinal fechado do SUPER MIX.

O SuperMix é canal de televisão por assinatura brasileiro fundado em 30 de agosto de 2012. O canal entrou no ar devido a nova lei SeAC da TV paga imposta pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), que proíbe a vendas de produtos em um período maior que seis horas. Inicialmente, o canal tinha seis horas de programação da Mega TV e dezoito horas da programação da Mix TV, a época ele era uma extensão dos dois canais. Desde 7 de dezembro de 2012 o canal foi reformulado, deixando de exibir os infomerciais e transmitindo programas originais.

Diferentes Logotipos Utilizado pelo Canal Durante estes Dois Anos de Existência, terminado com o ultimo Logo da esquerda para Direita >>>

O Capítulo Final: “SUPER MIX” DEIXA TV PAGA SENDO SUBSTITUÍDO PELA MIX TV!

A partir de 3 de novembro de 2014, o canal será descontinuado e dará o lugar para o canal principal Mix TV, o sinal aberto da atual Mix TV será ocupado pelo canal RBI.

Matéria Exclusiva e Edição do TAD, com Informações do Midia Clipping, Wikipédia, e Portal Online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s