Com novo formato, “Jornal Nacional” recupera fôlego e ganha audiência em 9 capitais

01-30-04-2015

A Globo estreou na semana passada o novo formato do“Jornal Nacional”, principal telejornal da TV brasileira que teve cenário e identidade visual renovados, além do fato dos apresentadores não permanecerem mais o tempo todo sentados atrás da bancada.

A novidade chamou a atenção dos telespectadores e, impulsionado também pelos capítulos finais de “Alto Astral”, o informativo teve alta em nove capitais, segundo informa a coluna de Lauro Jardim.

Em São Paulo, na comparação com a média das quatro semanas anteriores, o “JN” saltou de 23 para 26 pontos; no Rio, de 25 para 27 pontos; em Salvador, de 26 para 32 pontos; em Florianópolis, de 35 para 38 pontos; em Belo Horizonte, de 20 para 22 pontos; em Curitiba, de 28 para 29 pontos; em Manaus, de 18 para 19 pontos e, em Recife, de 25 para 26 pontos.

No Painel Nacional de Televisão (PNT) o “Jornal Nacional” foi de 24 para 26 pontos.

É engraçado ver esses números saltarem já que a receita para esse crescimento não exigiu grande esforço da emissora, que trabalha com o novo formato de apresentação de telejornais há um bom tempo. Passando pelo “Bom Dia Praça” (telejornal matinal regional) cito como um bom exemplo o “Bom Dia São Paulo”, comandado por Rodrigo Bocardi.

bom-dia-sp-rodrigo-bocardi

O “Bom Dia Brasil” também trás o formato “desengessado” que facilita a compreensão de assuntos densos como o universo político atual brasileiro.

img_1731

Na hora do almoço tem o chamado “Praça TV” (telejornal do meio dia regional) SPTV, outro grande exemplo de modelo descolado de abordar assuntos do cotidiano.

César Tralli sabe fazer isso com maestria. Além de outras “praças” da própria emissora RJTV, MGTV.

DSC02436

E no início da noite as notícias regionais voltam na telinha com a segunda edição do “Praça TV”. Carlos Tramontina é que apresenta o “SPTV 2ª edição”, já de uma forma mais sutil e com menos movimentações, diferentemente da 1ª edição do meio dia. Mas ainda assim de maneira próxima a realidade do paulistano.

ItsHgEK

O telespectador já estava acostumado com essa abordagem informal, esse tratamento “de igual para igual”. O “Jornal Hoje” já possuía esse gingado de descontração muito tempo antes de os apresentadores terem a opção de sair da bancada e andar pelo cenário. Sandra e Evaristo formam o casal de apresentadores mais divertido dos telejornais da casa.

28abr2014---sandra-annenberg-e-evaristo-costa-apresentam-o-novo-jornal-hoje-juntos-1398710486055_615x300

O “Jornal da Globo” também já havia sido repaginado e adequado aos moldes do novo modelo adotado pela emissora. Mas ao chegar o horário do principal telejornal do país, o caro “tele espéc” se deparava com algo totalmente diferente do que está habituado.

4CetDak

A condução engessada do JN foi desgastando a sua imagem e gerando um desconforto tanto para os atuais apresentadores, William Bonner e Renata Vasconcelos, que estavam ali atrás da bancada, como também para quem acompanhava. Mais pareciam robôs do que seres humanos.

A crise estava instaurada, os índices de audiência passam a não agradar a emissora. Foi preciso esperar um bom motivo para transformar o formato do noticiário. Eis que surge o aniversário de 50 anos da Rede Globo! Nada mais original e motivacional para fazer uma revolução na redação do Jardim Botânico. Gostei muito das mudanças que o “Jornal Nacional” sofreu, estava merecendo esse cuidado, essa renovação.

28-04-2015-553f7b7854e5c

A interação com o público, a proximidade, tudo isso faz muita diferença no resultado final. Que além do feedback satisfatório, rendem números maiores no Ibope. Embora tenham demorado tanto para a adequação do telejornal, o resultado surpreendeu. Antes tarde do que nunca! Isso é o que importa.

9ICqo9L

Raphael Narcizo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s